» » Chefe Akira agraciado com Medalha Cruz de São Jorge

Chefe Akira agraciado com Medalha Cruz de São Jorge


15 de outubro de 2018


O reconhecimento do adulto voluntário sempre é bom, e quando é chefe do Ubirajara é melhor.

Nosso querido Chefe Akira, atual coordenador regional de radioescotismo, foi agraciado nesse último fim de semana(18/08/18) no congresso regional escoteiro com a Medalha Cruz de São Jorge.

Criada provavelmente em 1945, inicialmente era concedida apenas pelas
assembleias regionais e pela Assembleia Nacional. A medalha tinha um único grau, embora fosse confeccionada em prata. A diferenciação estava na cor da fita chamalote de cada federação. No “Regulamento Técnico Geral”, de 1952, a diferenciação da concessão se fazia pela fita chamalote verde (regiões) e azul marinho (nível nacional da UEB). Mais tarde foram eliminadas as diferenças de cor e passou a ter fita apenas na cor azul.

Em dezembro de 1977, a Comissão Executiva Nacional ratificou a proposição para a criação da Cruz de São Jorge (ouro), cuja proposta só poderia ser feita a nível nacional.

Passou, então, a ter os graus prata e ouro. A medalha continuou sendo confeccionada em prata, mas no grau ouro, a flor de lis ao centro era feita deste metal.

Na reforma do regulamento de 1997, os graus foram abolidos. Em 2004, foi estabelecido como pré-requisito para sua concessão que o agraciado fosse portador da medalha de gratidão no grau ouro.

O que é a Medalha Cruz de São Jorge e para quem pode ser concedida?

A Medalha Cruz de São Jorge é uma das condecorações mais importantes da União dos Escoteiros do Brasil, e é concedida para associados da UEB ou para autoridades, em sinal de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro, em qualquer nível (local, regional ou nacional).

É uma condecoração que guarda estrita relação com o desempenho de funções em nível de direção e/ou para escotistas com ampla bagagem no Movimento Escoteiro, que tiveram atuação destacada ao longo de sua trajetória escoteira, contribuindo em diversas funções e cargos dentro do Movimento Escoteiro. O alto grau de dedicação, comprometimento, devotamento ao dever e serviços prestados são considerados como determinantes para outorga desta importante condecoração.

Aos associados da UEB, o pré-requisito para solicitar a Medalha Cruz de São Jorge é que o agraciado tenha recebido a Medalha de Gratidão de grau ouro há pelo menos 2 anos e que tenha prestado novos e relevantes serviços nesse período

Para o Chefe Akira, foi uma surpresa agradável, segundo ele “For realmente uma surpresa, pois nem imaginava que ia receber algo assim.Esta é uma medalha que via nos livros antigos de primeira classe quando ainda jovem e pensava: Nossa, quem será o escoteiro a receber tal comenda? O que seria necessário fazer pelo Escotismo para chegar a tanto?” e completa, ” quando o CH Rodriguinho me chamou de volta ao Grupo, nunca imaginei que receberia tamanha honraria” diz o chefe.

Parabéns ao Chefe Akira, e como ele disse, essa condecoração é de todos os Ubirajaras, e só dá mais energia para trabalhar mais pelo escotismo.

  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens