Rodolpho Pedro José Mehlmann

Nasceu em 18 de setembro de 1900, em Itu estado de São Paulo, formou-se professor pela escola Normal de Renania, Alemanha e completou seus estudos na Faculdade em Hamburgo.

Em 1936, retornando ao Brasil lecionou em vários colégios da capital de São Paulo. Em outubro de 1946 transfere-se para Mogi das Cruzes, tendo conquistado por Concurso a cadeira de Desenho no Colégio Estadual, atualmente EE Dr. Washington Luís, lecionando ainda matemática, história e geografia no mesmo Colégio. A cadeira de Artes Industriais foi conquistada também por Concurso no ano de 1949, tornando-se efetivo e lecionando no mesmo Colégio.

Como Catequista lecionou em todas as séries a Religião Católica desde 1947 e nesse mesmo ano fundou o Grupo de Escoteiros Ubirajara, onde manteve-se como chefe em franca atividade.

Em 1957 Rodolpho Mehlmann com alguns cidadãos da cidade iniciou um movimento para elevação de Mogi das Cruzes a Bispado e como presidente trabalhou ativamente obtendo êxito em 1962.

O título com a Comenda da Ordem Eqüestre de São Silvestre lhe foi concedido pelo Papa João XXIII no ano de 1964, bem como cidadão de Mogi das Cruzes outorgado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

Foi ordenado Diácono Permanente pelo Bispo D. Paulo Rolim Loureiro em 20 de setembro de 1970.

Ao completar 70 anos foi aposentado compulsoriamente na atual EE Dr. Washington Luís.

Seu falecimento foi em 22 de junho de 1974. A nossa homenagem a esse cidadão querido de todos os Mogianos se deu com o recebimento de seu nome, com o prédio inaugurado em 31 de agosto de 1975, passando a chamar a Escola Estadual Prof Rodolpho Mehlmann.